Sobre a Revista

Iheringia, Série Botânica, periódico de fluxo contínuo, editado pelo Jardim Botânico de Porto Alegre, Divisão de Pesquisa e Manutenção de Coleções Científicas/SEMAI-RS. Quando da sua criação em 1958, foi editado pelo Museu de Ciências Naturais e desde então destina-se à publicação de artigos, revisões e notas científicas originais sobre assuntos relacionados às diferentes áreas da Botânica.

O nome da revista é uma homenagem ao pesquisador alemão, naturalizado brasileiro, Hermann von Ihering, por seus importantes trabalhos no campo das Ciências Naturais. Possui um amplo perfil e a missão de divulgar artigos, revisões e notas científicas originais e inéditas que versem sobre as áreas da Botânica, podendo serem redigidos em português, espanhol e inglês.

Foco e Escopo

A Iheringia, Série Botânica publica artigos científicos originais, de revisão, notas científicas e de opinião nas diversas áreas da Biologia Vegetal (sistemática e evolução, taxonomia, morfologia, anatomia, desenvolvimento, fisiologia, fitoquímica, citologia, palinologia, linmologia, biologia reprodutiva, ecologia, genética, etnobotânica, biogeografia, filogeografia e biotecnologia). A submissão e publicação dos artigos é gratuita, sem ônus para os autores.

Para que a submissão seja aceita, o autor para correspondência deve preencher e assinar o formulário de submissão com a assinatura de todos os autores;  o manuscrito deve original e não tenha sido submetido para outra revista; o manuscrito esteja de acordo com as normas desta revista para publicação e; se o artigo for aceito para publicação, esta só acontecerá na Iheringia, Série Botânica.

Os autores são responsáveis pelo conteúdo científico, gramatical e ortográfico do artigo.

O autor para correspondência pode solicitar a qualquer momento a retirada do seu manuscrito do processo de avaliação desde que envie um e-mail ao Editor-chefe.

Os autores serão requisitados a enviar o certificado de verificação da língua inglesa ou espanhola por um tradutor cientifico especializado quando do aceite da submissão.

Em janeiro de 2019, a Iheringia, Série Botânica adotou a forma de publicação  contínua, sendo constituída por artigos que formam o volume anual.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos à Iheringia, são inicialmente avaliados pela Editora-chefe e Editora Assistente, que definirá sua área específica. Na sequência o manuscrito é enviado para um Editor de área que o avaliará, podendo concluir por sua rejeição ou pelo envio para os avaliadores. Cada avaliador fará seu parecer sobre o manuscrito. Em sendo aceito, o arquivo será enviado ao (s) autor (es) para correção. O documento corrigido e o certificado da língua respectiva retornará para o editor de área que encaminhará para a editoração. Consulte nosso Fluxograma de Processo editorial, na seção Sobre este sistema de publicação.

Periodicidade

Fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratutitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos e notas científicas da revista desde que seja citada a fonte. 

Avaliação de Plágio

A revista possui um sistema de avaliação de Plágio em que irá checar os manuscritos submetidos.

Indexadores da Revista Iheringia. Série Botânica

O periódico está afiliado à associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e indexada por:

 - Aquatic Sciences and Fisheries Abstract (ASFA)
 - Biological Abstract
 - Biosis Previews
 - Google Acadêmico
 - Latindex 
 - Qualis -CAPES
 - Scopus
 - Web of Science - Institute for Scientific Information (ISI)

Fontes de Apoio