Mudanças no processo de compra e consumo de alimentos orgânicos durante a pandemia do COVID-19

Autores

  • Carina Pasqualotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21826/2446-82312022v77e2022007

Palavras-chave:

alimentos orgânicos, consumo, COVID-19

Resumo

Inseridos num contexto de crescente aumento da produção e consumo de alimentos orgânicos, nos deparamos com uma grande adversidade, a pandemia do COVID-19, causando um grande impacto na vida das pessoas no mundo todo, inclusive nas compras e no consumo. Assim, o presente estudo buscou identificar as mudanças que ocorreram no processo de compra e consumo dos consumidores de alimentos orgânicos, bem como as mudanças que ocorreram nas influências desse processo durante a pandemia do COVID-19. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa na qual doze consumidores de produtos orgânicos foram entrevistados por meio de entrevistas “on-line”. Como principais resultados do estudo foram identificados alterações em relação às influências situacionais por conta da própria situação da pandemia. Ainda, em relação às etapas do processo decisório de compra, foi identificado que ocorreram mudanças em todas as etapas, sendo que a etapa que mais sofreu alterações foi a de compra e consumo.

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Biografia do Autor

Carina Pasqualotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Centro de Estudos e Pesquisa em Agronegócios (CEPAN).

Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Negócios.

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

Pasqualotto, C., & Sampaio, C. H. (2022). Mudanças no processo de compra e consumo de alimentos orgânicos durante a pandemia do COVID-19. Iheringia, Série Botânica., 77. https://doi.org/10.21826/2446-82312022v77e2022007

Edição

Seção

CIENAGRO - 2021