Estratégias de marketing no agronegócio: Análise da adoção por diferentes categorias de produtores

Autores

  • Sabrina dos Santos Campos Universidade Federal de São Carlos
  • Marta Cristina Marjotta-Maistro Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21826/2446-82312022v77e2022012

Palavras-chave:

agricultura familiar, agricultura não familiar, composto de marketing

Resumo

Marketing é propicia a adoção de um sistema de análise, planejamento e implementação de estratégias a fim de atingir os objetivos organizacionais, sistema este, cada vez mais utilizado por diversos setores da sociedade. O objetivo deste trabalho é identificar as possibilidades do uso de ferramentas de marketing para dinamizar a comunicação no setor agropecuário, em diferentes categorias de produtores, ou seja, seja em nível familiar ou não-familiar. O estudo foi conduzido pela utilização de dados secundários de caráter exploratório e quantitativo e, c. Como fonte de dados pode- se citar: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2021), Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA 2021), e a Confederação Nacional Dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (CONTRAF 2021). Utilizou-se da análise de SWOT como arcabouço analítico para este trabalho. Como resultado parcial observou-se que as estratégias de marketing utilizadas seguem as mesmas diretrizes por ambas as categorias de agricultores, do agronegócio, sendo estas se se utilizando do composto de Marketing, os baseiam nos 4 P´S de Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção. Entende-se que, as estratégias que têm sido adotadas pela agricultura familiar se baseiam em tendências de mercado, já a estratégia de marketing adotada pela agricultura não familiar está relacionada à transações comerciais de Commodities, onde a estratégia voltada ao produto e comercialização em que mercadorias que atendem a padronização em um contexto de comércio internacional. Ao implementar ferramentas de marketing fará com que haja um conhecimento amplo sobre o produto, o mercado, os concorrentes e o público-alvo.

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Biografia do Autor

Sabrina dos Santos Campos, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Ciências Agrárias (UFSCar/CCA).

Marta Cristina Marjotta-Maistro, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural, Centro de Ciências Agrárias (UFSCar/CCA).

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

Campos, S. dos S., & Marjotta-Maistro, M. C. (2022). Estratégias de marketing no agronegócio: Análise da adoção por diferentes categorias de produtores. Iheringia, Série Botânica., 77. https://doi.org/10.21826/2446-82312022v77e2022012

Edição

Seção

CIENAGRO - 2021