Estratégias de marketing no agronegócio: Análise da adoção por diferentes categorias de produtores
DOI:
https://doi.org/10.21826/2446-82312022v77e2022012Palavras-chave:
agricultura familiar, agricultura não familiar, composto de marketingResumo
Marketing é propicia a adoção de um sistema de análise, planejamento e implementação de estratégias a fim de atingir os objetivos organizacionais, sistema este, cada vez mais utilizado por diversos setores da sociedade. O objetivo deste trabalho é identificar as possibilidades do uso de ferramentas de marketing para dinamizar a comunicação no setor agropecuário, em diferentes categorias de produtores, ou seja, seja em nível familiar ou não-familiar. O estudo foi conduzido pela utilização de dados secundários de caráter exploratório e quantitativo e, c. Como fonte de dados pode- se citar: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2021), Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA 2021), e a Confederação Nacional Dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (CONTRAF 2021). Utilizou-se da análise de SWOT como arcabouço analítico para este trabalho. Como resultado parcial observou-se que as estratégias de marketing utilizadas seguem as mesmas diretrizes por ambas as categorias de agricultores, do agronegócio, sendo estas se se utilizando do composto de Marketing, os baseiam nos 4 P´S de Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção. Entende-se que, as estratégias que têm sido adotadas pela agricultura familiar se baseiam em tendências de mercado, já a estratégia de marketing adotada pela agricultura não familiar está relacionada à transações comerciais de Commodities, onde a estratégia voltada ao produto e comercialização em que mercadorias que atendem a padronização em um contexto de comércio internacional. Ao implementar ferramentas de marketing fará com que haja um conhecimento amplo sobre o produto, o mercado, os concorrentes e o público-alvo.