O mercado de orgânicos e os preços praticados nos principais canais de comercialização na cidade de Goiânia, GO

Autores

  • Luciano Ferreira Farias Universidade de Brasília
  • João Paulo Guimarães Soares Universidade de Brasília
  • Rúbia Leão de Sousa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21826/2446-82312022v77e2022009

Palavras-chave:

agricultura convencional, agricultura orgânica, preços

Resumo

A agricultura orgânica começou a ganhar espaço institucional na década de 1980, devido a busca por alimentos saudáveis e a preocupação com o meio ambiente. Nesse caso, a demanda por produtos orgânicos aumentou consideravelmente nas últimas décadas, mas o preço elevado desses produtos faz com que apenas uma pequena parcela da sociedade tenha acesso. Posto isto, o objetivo deste trabalho é analisar o mercado de produtos orgânicos e os preços praticados na cidade de Goiânia, para alcançar esse propósito foi realizada uma revisão de literatura que serviu de fundamentação teórica e alimentou a discussão dos resultados. A coleta de dados aconteceu durante o período de pandemia no mês de abril, por meio de observações e anotações. O roteiro incluiu uma visita em uma feira de orgânicos e outra em uma feira de produtos da agricultura convencional, uma visita em uma loja de produtos orgânicos e outra em uma loja de produtos convencionais e por último foi realizada uma pesquisa em um supermercado de uma rede internacional que comercializa orgânicos e outra visita em um supermercado de outra rede que comercializa produtos convencionais, totalizando seis visitas em seis canais de comercialização. Os resultados mostram que existe uma grande diferença de preços entre os produtos orgânicos e convencionais, a variação pode ser maior ou menor, dependo do canal de comercialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Ferreira Farias, Universidade de Brasília

Mestrando em Agronegócios – Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PROPAGA) da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

João Paulo Guimarães Soares, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PROPAGA) da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Rúbia Leão de Sousa, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PROPAGA) da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-22

Como Citar

Farias, L. F., Soares, J. P. G., & Sousa, R. L. de. (2022). O mercado de orgânicos e os preços praticados nos principais canais de comercialização na cidade de Goiânia, GO. Iheringia, Série Botânica., 77. https://doi.org/10.21826/2446-82312022v77e2022009

Edição

Seção

CIENAGRO - 2021